
Durante a celebração da Festa da Transfiguração do Senhor e do Santíssimo Salvador, realizada nesta quarta-feira (6), na Catedral Basílica de Salvador, os padres Adilton Pinto Lopes, Edílson Bispo e Luís Simões tomaram posse como novos cônegos do Cabido Metropolitano de Salvador. A solenidade foi presidida pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha.
A cerimônia litúrgica, marcada por simbolismo e tradição, aconteceu no Centro Histórico da capital baiana, justamente na data que celebra a Transfiguração de Jesus e o Santíssimo Salvador — título que dá nome à cidade. A Catedral Basílica, Sé Primacial do Brasil, é considerada um dos principais marcos da fé cristã no país.
Cônegos são sacerdotes que, reunidos em um cabido, têm o papel de assegurar o serviço religioso mais solene em catedrais e igrejas colegiadas, incluindo a celebração da Missa e, principalmente, a Liturgia das Horas. “Os três cônegos passam a integrar um cabido que completou 473 anos no dia 7 de julho, o mais antigo em atividade. A antiguidade do Cabido em São Salvador da Bahia é motivo de louvor, de gratidão, de ação de graças a Deus”, destacou Dom Sérgio da Rocha durante a homilia.
O Cabido Metropolitano de Salvador tem papel fundamental no apoio litúrgico e administrativo ao arcebispo, sendo também um elo com a história da fundação da arquidiocese. Sua existência representa a continuidade da missão apostólica da Igreja Católica na cidade.
Muito emocionado, o padre Adilton, que é reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, expressou gratidão pela nomeação. “É uma honra nobre participar desse cabido para estar mais próximo do cardeal, para ajudar na evangelização e, sobretudo, na vida de oração”, disse. E completou: “Amar mais, para servir mais. É uma grande graça. São poucos que têm a graça de fazer parte do Cabido. Eu quero honrar essa graça.”
Também emocionado, o cônego Edílson Bispo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, afirmou: “Agradeço a Deus e à Igreja por esta nomeação e renovo meu compromisso de servir com dedicação e zelo ao povo de Deus.” O terceiro nomeado, padre Luís Simões, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, não foi localizado pela reportagem.
A cerimônia contou com a presença de figuras públicas, como o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, que parabenizou os novos cônegos. “São três referências da religiosidade baiana para a posição de cônegos. Aqui estou, como católico e cidadão, para trazer o meu abraço e, claro, esse compromisso com a fé e com o trabalho que é feito pela Igreja na nossa cidade.”
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também prestigiou a posse e comentou a importância da missão confiada aos padres. “Como homem de muita fé, como cristão, acompanho todo o Clero da nossa cidade. Hoje, três importantes padres assumem uma nova missão como cônegos, aumentando as suas atribuições para pregar a palavra da fé para os cidadãos soteropolitanos.”