Quase metade dos cursos de Medicina da Bahia tem desempenho insatisfatório no Enamed

Foto: Pixapay

Dos 26 cursos de Medicina avaliados na Bahia, 12 receberam classificação de desempenho insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (19) e incluem instituições localizadas em Salvador e no interior do estado.

Entre os cursos baianos analisados está o de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Nenhuma graduação no estado obteve nota 1, mas todas as consideradas insatisfatórias ficaram com conceito 2, abaixo do patamar mínimo estabelecido pelo MEC.

Em âmbito nacional, 30,7% dos cursos de Medicina avaliados não alcançaram desempenho satisfatório. Segundo o ministério, graduações com resultados abaixo do esperado podem sofrer sanções administrativas, que vão desde a redução de vagas e a suspensão do acesso a programas federais, como o Fies, até a proibição de ampliação de novas vagas.

No país, oito cursos de Medicina receberam a penalidade mais severa e estão impedidos de abrir novas turmas. As medidas, de acordo com o MEC, têm caráter regulatório e visam garantir a qualidade da formação médica oferecida no Brasil.

O Enamed é utilizado como instrumento de avaliação da formação dos futuros médicos e também serve de base para políticas públicas voltadas ao ensino superior na área da saúde.

Últimos Posts