
As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 foram abertas nesta segunda-feira (26). O processo seletivo, que é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), deve ser realizado até as 23h59 do dia 29 de janeiro, próxima quinta-feira, por meio do Portal Acesso Único.
Por meio do programa, bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) podem ser concedidas a estudantes que desejam ingressar em instituições privadas de ensino superior em toda a Bahia. A iniciativa é voltada para ampliar o acesso ao ensino superior de estudantes de baixa renda.
Podem se inscrever no processo seletivo os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2024 ou 2025. No momento da inscrição, é permitido escolher qual edição do exame será utilizada para a concorrência. Além disso, é exigida média mínima superior a 450 pontos nas provas e o candidato não pode ter zerado a redação.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro. Já a segunda chamada está prevista para o dia 2 de março. Posteriormente, os estudantes que desejarem participar da lista de espera deverão manifestar interesse no sistema entre os dias 25 e 26 de março. O resultado da lista de espera será anunciado em 1º de março.
A distribuição das bolsas será definida com base na renda familiar dos candidatos. As bolsas integrais serão destinadas a estudantes com renda mensal de até R$ 2.431,50 por pessoa. Já as bolsas parciais poderão ser concedidas a candidatos com renda familiar mensal de até R$ 4.863 por pessoa.