
Os estudantes interessados em ingressar no ensino superior privado em 2026 já podem se preparar. O edital do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi publicado nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União, trazendo as datas e regras do processo seletivo referente ao primeiro semestre.
As inscrições estarão abertas de 26 a 29 de janeiro e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Acesso Único, por meio do login gov.br. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro, enquanto a segunda chamada está prevista para 2 de março. Já a manifestação de interesse na lista de espera ocorrerá nos dias 25 e 26 de março, com resultado final marcado para 31 de março.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para participar, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2025, alcançado média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação.
Também é necessário ter cursado o ensino médio integralmente ou parcialmente na rede pública. Estudantes que concluíram o ensino médio em escola particular podem concorrer, desde que tenham sido bolsistas integrais.
Pessoas com deficiência podem se inscrever no programa. Professores da rede pública de ensino também estão aptos a participar da seleção para os cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à formação de docentes da educação básica.