Pescadores e marisqueiras de Itaparica participam de novo encontro sobre a construção da ponte neste sábado (dia 26)

Créditos: Márcio Lírio

Pescadores artesanais e marisqueiras da Ilha de Itaparica participam, neste sábado (26), às 9h, de uma nova consulta sobre os impactos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. O encontro será realizado no Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e reunirá representantes das comunidades de Itaparica, Santo Antônio, Alto das Pombas, Mocambo, Barro Branco, Engenho e Bela Vista.

O processo de consulta é coordenado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Durante as reuniões, são apresentadas informações sobre o traçado dos sistemas viários, os programas ambientais que serão implementados durante a construção e as ações que visam promover o desenvolvimento social e econômico da região.

As oitivas integram o conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas junto às comunidades situadas na área de influência do projeto da ponte, garantindo o diálogo constante entre todas as partes envolvidas no processo. A preparação das consultas foi iniciada em abril deste ano, com visitas técnicas em campo para identificação e diálogo com as lideranças locais, além de reuniões informativas para apresentação do projeto e realização de escutas sociais.

Além da Sepromi, que conduz as escutas e diálogos, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) acompanham os encontros e permanecem à disposição para fornecer mais informações.

Últimos Posts