MPF abre inquérito civil para investigar impactos da Ponte Salvador-Itaparica no patrimônio histórico

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia instaurou um inquérito civil para investigar os possíveis impactos da construção da Ponte Salvador-Itaparica no patrimônio histórico de Salvador e Itaparica.

A decisão foi oficializada após a conversão de uma Notícia de Fato em inquérito, consolidando a atuação do MPF na defesa do patrimônio público, social e ambiental. De acordo com a portaria assinada pela Procuradora da República Vanessa Gomes Previtera, o inquérito tem como objetivo apurar de forma minuciosa e, se necessário, mitigar eventuais danos ao patrimônio cultural brasileiro. Entre os bens a serem analisados estão conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

A investigação foi motivada por uma representação inicial enviada ao MPF, apontando impactos ambientais decorrentes da obra da ponte, especialmente no patrimônio histórico de Itaparica. Com o prazo inicial de apuração expirado, o MPF decidiu pela conversão em inquérito civil, permitindo a realização de novas diligências para esclarecer os fatos e adotar eventuais medidas legais cabíveis.

A conversão do procedimento demonstra o compromisso do MPF em garantir a preservação dos bens culturais e históricos das duas cidades baianas, antes de qualquer deliberação sobre uma possível ação civil pública ou arquivamento do caso.

Últimos Posts