
O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), a primeira remessa do medicamento fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações causadas por metanol. O lote, com 2,5 mil unidades, chegou ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e será destinado prioritariamente às regiões que registraram casos de envenenamento por bebidas alcoólicas adulteradas.
Segundo a pasta, 1,5 mil unidades começarão a ser distribuídas ainda nesta quinta-feira. O estado de São Paulo, que concentra o maior número de ocorrências, receberá 288 doses. Já a Bahia será contemplada com 104 unidades.
Outros estados que também receberão o antídoto são: Pernambuco (68), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).
De acordo com o ministério, a distribuição será ampliada nesta sexta-feira (10) para todas as unidades da federação, inclusive aquelas que ainda não registraram casos. Além disso, mil ampolas permanecerão em estoque para uso emergencial, a fim de garantir uma resposta rápida em eventuais novos surtos.
O fomepizol é considerado o tratamento mais eficaz contra o envenenamento por metanol, substância altamente tóxica que pode causar cegueira, falência renal e morte quando ingerida.