
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou nesta segunda-feira (2) o atendimento presencial em todas as agências da Previdência Social. Os serviços haviam sido suspensos entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro em razão de uma manutenção programada nos sistemas previdenciários.
A paralisação ocorreu por conta de uma atualização conduzida pela Dataprev, responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. Segundo o órgão, a medida foi necessária para a modernização das plataformas, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência no atendimento aos segurados.
Além do atendimento presencial, os serviços digitais oferecidos por meio do Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo, e da Central Telefônica 135, que ficaram indisponíveis até o último dia 31, também voltaram a operar normalmente.
Para minimizar os impactos da interrupção, o INSS informou que antecipou atendimentos presenciais durante os finais de semana dos dias 17 e 18 e 24 e 25 de janeiro, ampliando a oferta de serviços aos segurados antes da suspensão temporária.
Em razão da manutenção dos sistemas, o INSS prorrogou ainda o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos em seus benefícios. Agora, os beneficiários terão até o dia 20 de março para registrar a contestação, etapa inicial para adesão ao acordo de ressarcimento de valores cobrados de forma irregular.