
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) está com a equipe da sua Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) reforçada para o período junino. A unidade integra a rede estadual de referência no atendimento a vítimas de queimaduras, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e do Hospital do Oeste, em Barreiras.
Juntos, os três centros especializados compõem a linha de frente para atendimento a ocorrências graves provocadas por fogos de artifício e outras situações comuns durante os festejos. Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o reforço é parte de um pacote de R$ 12,2 milhões em ações para o São João, período que historicamente apresenta aumento de internações por queimaduras. Apenas em junho de 2024, 32% das 75 internações por esse tipo de acidente ocorreram no estado. Em 2023, o mês concentrou 30% dos 69 casos registrados ao longo do ano.
Para o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Karlos Figueredo, a medida é fundamental: “Nossa ideia é dar tranquilidade a quem vai curtir o São João, assegurando atendimento para quem precisar”.
O médico Marcos Barroso, coordenador do CTQ do HGE, reforça que o cuidado imediato e correto é essencial. “Soluções caseiras como pasta de dente ou manteiga não devem ser aplicadas. O ideal é lavar com água corrente e procurar um serviço de saúde com estrutura para o atendimento”, orienta.
Referência no Recôncavo, o HRSAJ tem papel estratégico no suporte à população do interior da Bahia, especialmente em cidades com forte tradição junina como Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Valença, entre outras.
Além do atendimento hospitalar, a Sesab alerta para a prevenção: adquirir fogos apenas em locais autorizados, com selo de qualidade e observar a idade indicada para manuseio são medidas que podem evitar tragédias. O Corpo de Bombeiros também recomenda que, em caso de queimadura, a roupa grudada na pele não seja removida.