
Falta um mês para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será realizado nos dias 9 e 16 de novembro, segundo o calendário confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas de todo o país.
De forma excepcional, três cidades do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba — terão datas diferenciadas por conta da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. Nesses municípios, o Enem será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Neste ano, as provas serão realizadas em 1.804 municípios. O Cartão de Confirmação da Inscrição, que traz o local de prova e outras informações, será divulgado em data ainda a ser anunciada pelo Inep.
O Enem 2025 será composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. No primeiro dia, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder questões de linguagens, códigos e suas tecnologias — incluindo português, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação — além de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e da redação.
No segundo dia, as provas terão 5 horas de duração e abordarão matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).
Para auxiliar os participantes, o Inep publicou a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”, com critérios de correção, orientações práticas e exemplos comentados de redações nota mil da edição anterior.
O Enem é utilizado em processos seletivos de universidades públicas e privadas, por meio do Sisu, Prouni e Fies, e também pode ser usado para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Além disso, os resultados individuais são aceitos por instituições portuguesas conveniadas ao Inep, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior fora do país.