
Moscou sofreu nesta sexta-feira (22) o primeiro ataque terrorista desde que o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022. Ao menos 40 pessoas morreram e 146 foram feridas na ação. O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado. É o maior ataque do tipo na capital do país em 11 anos.
A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters.
De acordo com o jornal americano “Washington Post”, autoridades dos Estados Unidos tinham recebido informações sobre a presença de um braço do Estado Islâmico na Rússia.
Esse grupo já foi ativo em outros países (Afeganistão, Paquistão e Irã). A embaixada dos EUA em Moscou disse, no dia 7 de março, que terroristas tinham planos para atacar grandes aglomerações de pessoas em Moscou –inclusive shows– e pediu para que os cidadãos americanos na Rússia evitassem esses locais.
Tiros e explosões
O atentado começou por volta das 20h (14h em Brasília), quando a banda Picnic estava se preparando para tocar na casa de shows Crocus City Hall, em Krasnogorsk, cidade próxima a Moscou. Ao menos cinco homens começaram o ataque no saguão e, depois, invadiram o local, de acordo com a Tass.
Foram ouvidas duas explosões no local, e o local pegou fogo. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas, mas, segundo a agência de notícias Tass, o teto do Crocus City Hall pode cair a qualquer momento por causa das explosões e dos tiros.
O QUE SE SABE ATÉ AGORA
- Houve 40 mortos e mais de 145 feridos oficialmente.
- Ainda não há informações precisas sobre o número de criminosos. O grupo Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado.
- Vídeos nas redes sociais mostram pessoas correndo pelos corredores da casa de show em meio aos corpos das vítimas.
- Foi o pior atentado na Rússia desde a invasão de uma escola em 2004 em Beslan.
- O show da banda de rock Picnic estava prestes a começar.
- O local se chama Crocus City Hall, um espaço com shopping, restaurantes e casa de shows em um mesmo espaço.
- Segundo a Tass, o teto do Crocus City Hall pode cair a qualquer momento por causa das explosões e dos tiros.
- O governo da Ucrânia afirmou que não tem nenhuma relação com o atentado.
Por volta de 20h em Moscou (14h em Brasília), a banda Picnic estava se preparando para tocar quando aconteceu o atentado. Os criminosos começaram o ataque no lobby da casa e, depois, invadiram o salão, de acordo com a agência oficial de notícias Tass.
A guarda nacional russa afirmou que está em busca dos homens armados no local do ataque.
Esse é o pior atentado na Rússia em 20 anos, de acordo com a agência de notícias Associated Press.