Dois tremores de terra foram registrados no município de Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador, com um intervalo de 39 horas entre os eventos. As informações foram divulgadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN), que monitora a atividade sísmica no Nordeste.
O primeiro abalo sísmico ocorreu às 22h45 do domingo (20), com magnitude preliminar de 2.4. Na ocasião, não houve relatos de moradores que tenham percebido a movimentação. Já o segundo tremor foi registrado às 14h13 da terça-feira (22), com magnitude de 1.8. Desta vez, moradores relataram sentir vibrações no chão e movimentação de móveis em suas casas.
Os registros foram possíveis graças à nova estação sismográfica instalada em Vera Cruz, que entrou em operação no último dia 3 de julho, com o objetivo de aprimorar a cobertura azimutal da costa baiana. O equipamento foi instalado nas dependências do Colégio Municipal Telma Régis de Andrade e possibilita o acesso remoto aos dados por meio da internet.
A instalação contou com apoio da Prefeitura de Vera Cruz, da Defesa Civil Municipal e da Defesa Civil do Estado da Bahia, e deve contribuir para um mapeamento mais detalhado da atividade sísmica na região, que já possui registros históricos de tremores desde o século passado.