
Os casos confirmados de Febre do Oropouche chegaram a 824 na Bahia. Os dados foram atualizados pela Central de Saúde Pública (Lacen), após mapeamento em 58 cidades.
A Febre do Oropouche, doença viral transmitida pelo inseto Culicoides paraensis, teve seu primeiro caso confirmado na Bahia em abril deste ano. Entre os municípios mapeados, Ilhéus lidera o ranking. Santo Antônio de Jesus divide o mesmo lugar no ranking que Muniz Ferreira e Valença, ambos com 14 casos confirmados.
Sintomas
Os sintomas costumam aparecer entre 4 e 8 dias após a infecção e podem incluir febre, dor de cabeça e dores musculares e pode ser confundida com outras doenças como dengue, chikungunya ou zika.
Tratamento
O cuidados com esta doença se assemelham aos da dengue, como não há um tratamento específico, as ações indicadas são repouso, hidratação e cuidados para os sintomas.
Prevenção
Para evitar a doença é necessário evitar o transmissor dela. É recomendado o uso de repelentes, mosquiteiros, roupas compridas e a eliminação dos focos do mosquito.