
Aconteceu neste sábado (7), no Colégio Santíssimo Sacramento, em Cachoeira, o Seminário Diocesano da Campanha da Fraternidade, reunindo representantes de diversas paróquias para debater e fortalecer a missão da Igreja.
A programação focou no texto base da Campanha da Fraternidade 2026, que traz o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Eu vim morar entre vós” (Jo 1,14). Com a metodologia clássica ver-julgar-agir, os palestrantes guiaram os participantes na análise das realidades concretas do campo missionário, especialmente os desafios habitacionais que afetam famílias no Recôncavo Baiano.
Palavra do Bispo Diocesano
Dom Antonio Tourinho Neto destacou a importância do seminário: “A realização deste encontro é fundamental para aprofundarmos o tema da Campanha da Fraternidade. Juntos, como Igreja particular, à luz da Palavra de Deus, podemos agir em prol daqueles sem teto, sem voz e sem vez na sociedade”.
Momento Especial
Um dos pontos altos foi a reflexão do Padre Gabriel Vila-Verde sobre a espiritualidade quaresmal. Ele apontou a riqueza da vivência deste tempo litúrgico, apresentando formas concretas de exercícios espirituais que proporcionam ao católico um aprofundamento na fé e uma caridade mais fraterna.
Na oportunidade as Escolas de Fé e Cidadania e de Catequese com seus representantes apresentaram os trabalhos desenvolvidos e a abertura dos trabalhos deste ano, e Dom Tourinho entregou aos clérigos e coordenadores diocesano de pastorais, o Guia Diocesano que apresenta as ações evangelizadoras para o ano de 2026 e a agenda das atividades, eventos e celebrações na Diocese.

Fotos: Pascom Diocesana