
Após a circulação de vídeos relatando supostas contas de água falsas na Bahia, a Embasa divulgou nota explicando que a fatura passou por mudanças e começou a ser distribuída aos consumidores no mês de janeiro. O novo layout foi disponibilizado com elementos visuais adicionais, o que gerou dúvidas entre os usuários.
Segundo a estatal, o documento foi atualizado e passou a incluir dois QR Codes: um para pagamento via PIX e outro direcionado à nota fiscal do serviço. Com isso, a fatura também passou a funcionar como DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica) permitindo que o cliente consulte a nota fiscal e acesse informações como chave de acesso e link oficial.
Além disso, o QR Code destinado ao pagamento via PIX foi mantido na parte inferior da fatura, acompanhado de dados do CNPJ da Embasa (13.504.675/0001-10) e do banco recebedor (Citibank). De acordo com a empresa, essas informações adicionais ajudam o consumidor a se proteger contra golpes. Antes do pagamento, a verificação desses dados é considerada essencial.
A Embasa afirmou também que as alterações atendem à nova Regulamentação da Reforma Tributária. Dessa forma, a atualização pretende oferecer mais transparência, segurança e praticidade aos consumidores baianos.
