Enem 2025: segundo dia de provas tem questões sobre Usain Bolt e canetas emagrecedoras

Foto: Reprodução

O segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com questões de Ciências da Natureza e Matemática, foi aplicado na tarde deste domingo (16). O caderno de questões teve perguntas envolvendo o atleta Usain Bolt e a criação das canetas emagrecedoras.

Para professores, a prova teve nível de dificuldade médio e manteve as tendências observadas em anos anteriores do exame, como o enfoque em Ecologia.

“A prova estava extremamente objetiva, uma prova direta, com poucas contas”, disse Virgilio Aveiro, professor de Química da Escola SEB AZ Lafaiete, sobre as questões de Ciências da Natureza. “Chamou atenção a ausência de questões de Botânica”, completou Fernando Roma, professor de Biologia da instituição.

As provas começaram a ser aplicadas às 13h30, com prazo de encerramento às 18h30. A saída dos participantes foi autorizada a partir das 15h30.

O exame é aplicado em mais de 1.800 municípios, com 11 mil locais de prova e 164 mil salas, mobilizando mais de 300 mil pessoas.

Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da COP30.

Já a reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, e o resultado final está previsto para janeiro de 2026.

No primeiro dia do Enem, foram aplicadas as provas de Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da redação.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), dos 4,8 milhões de estudantes que tiveram a inscrição confirmada nesta edição, 73% compareceram ao primeiro dia de prova, enquanto a abstenção foi de 27%, índice próximo ao registrado em 2024. 

Últimos Posts