Rede SAC inicia atendimento especial para emissão da nova CIN para pescadores de camarão

Foto: Divulgação/GOV-BA

A Rede SAC deu início, nesta terça-feira (9), ao projeto Pescador Cidadão, uma ação emergencial para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) voltada exclusivamente a pescadores de camarão. A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso dos profissionais ao seguro defeso, benefício federal concedido durante o período em que a pesca da espécie está proibida.

Neste primeiro momento, o atendimento está voltado para 8.492 pescadores selecionados pela Bahia Pesca, que atuam nos municípios de Valença, Salinas da Margarida, Itaparica, Santo Amaro, Nazaré e Cachoeira. O projeto é fruto da articulação entre a Bahia Pesca, a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), a Rede SAC, o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e a Secretaria da Educação (SEC).

A emissão da CIN será realizada exclusivamente para os nomes indicados pela Bahia Pesca, com base em um levantamento prévio. Não haverá atendimento por demanda espontânea. Os pescadores que não foram convocados devem procurar suas colônias ou associações de pesca para verificar a possibilidade de inclusão nas próximas etapas do projeto.

O atendimento está sendo feito em colégios estaduais das cidades contempladas, com funcionamento das 8h às 17h. A estrutura foi especialmente montada para atender à demanda urgente dos trabalhadores do setor, diante da exigência do novo documento para a liberação do seguro, cuja vigência começou no último dia 1º de setembro, quando teve início o período de proibição da pesca do camarão.

O Pescador Cidadão vai agilizar a emissão da CIN para todos. Vamos atender à demanda extraordinária dos pescadores, em unidades montadas temporariamente em escolas e, ao mesmo tempo, as vagas deixadas por esses profissionais da pesca nos postos e pontos SAC vão ficar disponíveis para os demais cidadãos”, afirmou Flávio Barbosa, superintendente do SAC.

Segundo o governo estadual, outras etapas do projeto serão implementadas nos próximos meses, abrangendo pescadores de diferentes regiões e modalidades de pesca.

Últimos Posts