
A reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves, anunciou que vai entregar ainda este ano um novo pavilhão no campus de Santo Antônio de Jesus. Ela anunciou também projetos como um novo pavilhão em Cruz das Almas, um laboratório de entomologia no Centro de Artes, Humanidades e Letras, um prédio de aulas em Amargosa e um centro em Santo Amaro.
Os anúncios foram feitos durante entrevista ao Blog do Valente, na noite desta segunda-feira (25), em sessão especial da Câmara Municipal que homenageou os 20 anos da fundação do campus da UFRB em Santo Antônio de Jesus.
“A gente está em fase de entrega de um novo pavilhão. A nossa intenção, e temos feito isso em todos os campi, é cumprir uma agenda de entrega de espaços de infraestrutura. Assim, nós estamos finalizando e devemos, é ruim às vezes dizer data, mas eu acho que ainda esse ano nós entregamos esse novo pavilhão em Santo Antônio de Jesus. Agora, se debruça em outros planos para entregas também nesse centro. Nós estamos em fase de licitação de um projeto de um novo pavilhão em Cruz das Almas, um laboratório importante de entomologia. Nós estamos no Centro de Artes, Humanidades e Letras. Nós temos a finalização de um projeto de licitação de um prédio de aulas, assim também em Amargosa, com mais dois espaços. Acabamos de desenhar e precificar, como nós falamos, um projeto de centro ainda em Santo Amaro. Nós estamos em fase de finalização desses projetos”, afirmou Georgina Gonçalves.
De acordo com a reitora, a UFRB conta com mais de mil professores, sendo 90% doutores, além de técnicos administrativos qualificados. Ela destacou que, em 2024, a instituição foi proporcionalmente a universidade que mais cresceu em cursos de pós-graduação, com a abertura de novos mestrados e doutorados.
“O importante é dizer que, para além disso, nós temos profissionais muito gabaritados. Para vocês terem uma ideia, nós temos mais de mil professores, 90% deles são doutores. Assim também são os nossos servidores técnicos administrativos. Nós fomos, nesse ano, proporcionalmente, a universidade que mais cresceu em pós-graduação. Então, nós estamos oferecendo novos doutorados, novos mestrados. A nossa marca é um compromisso com a gente do lugar, com as pessoas desse território, das mais diversas regiões, e um compromisso no sentido de ser reconhecida socialmente. É por isso que nos distingue ser a universidade das ações afirmativas, nos distingue ser a universidade cuja maioria é mulher, nos distingue ser a universidade que tem nos seus quadros estudantes da classe C, D e E. Ou seja, nós nos distinguimos por ser essa universidade do lugar, do território do Recôncavo, de Santo Antônio de Jesus, do Estado, mas sobretudo uma universidade que se reconhece, que reconhece o seu povo, construindo e exercitando direitos e justiça social”, declarou.