Pedágio da Ponte Salvador-Itaparica deve custar R$ 50 e será cobrado por 29 anos, diz CEO

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A Ponte Salvador-Itaparica, uma das obras mais aguardadas da Bahia, tem início da montagem dos primeiros pilares programado para 2026 e entrega total da ponte prevista para 2031. Em entrevista ao jornal A Tarde, Cláudio Villas Boas, CEO da concessionária responsável pelo sistema viário, afirmou que o pedágio deve custar cerca de R$ 50 e que a estrutura não contará com ciclovia.

“A tarifa foi definida pelo governo da Bahia no edital com o racional de equalizar com a tarifa do ferry-boat. Só para referência, um carro pequeno que cruza pelo ferry-boat paga em torno de R$ 50, incluindo o motorista. Cada passageiro adicional tem que pagar. No caso da concessão rodoviária, a tarifa de pedágio hoje seria aproximadamente R$ 50, só que está incluso todos os passageiros do carro”, disse o executivo.

O CEO também destacou os benefícios da travessia pela ponte. “Ou seja, tem um benefício econômico também para aqueles usuários do ferry-boat, embora a tarifa seja semelhante. Adicionalmente, você vai fazer uma travessia em 10 minutos.”

Cláudio Villas Boas afirmou ainda que há um interesse da concessionária em antecipar a entrega da ponte. “Porque só começamos a gerar receita com a cobrança do pedágio.”

O aditivo do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) entre o governo estadual e a concessionária — formada por duas empresas chinesas — foi assinado em junho, marcando o reinício formal do projeto.

Com a PPP, a concessionária investe e tem o direito de explorar e arrecadar receitas por meio do pedágio. O contrato tem validade de 35 anos, até 2060. Se a ponte for inaugurada em 2031, a empresa terá 29 anos para operar a cobrança.

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