
A Bahia conquistou oficialmente o status internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, um marco para o agronegócio baiano. Em entrevista ao programa Conexão Excelsior, nesta quinta-feira (4), o médico veterinário e fiscal estadual da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Luciano Santos, destacou a importância de manter esse status sanitário por meio de vigilância constante.
Segundo ele, os produtores rurais têm papel fundamental nesse processo e devem estar atentos a qualquer sintoma suspeito da doença, informando imediatamente à Adab.
Luciano também alertou para a campanha de atualização cadastral obrigatória, iniciada em 1º de julho e com prazo até 15 de agosto. A medida é essencial para a continuidade do reconhecimento da Bahia como zona livre da doença.
Para atualizar os dados, o produtor deve comparecer ao escritório da ADAB mais próximo da sua propriedade ou acessar o site www.adab.ba.gov.br. Ao todo, o estado conta com 383 unidades da agência espalhadas pelos municípios.