Governo da Bahia assina novo contrato para construção da ponte Salvador-Itaparica; obra deve iniciar em 12 meses

Foto: Divulgação/Concessionária Ponte Salvador-Itaparica

O Governo da Bahia assinou, nesta quarta-feira (4), o novo contrato para a construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica. A expectativa é de que o início efetivo das obras aconteça em até 12 meses.

O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao. O contrato foi firmado após intermediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), que homologou a proposta de conciliação para a execução do projeto.

Após a assinatura, os próximos passos incluem a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras, tanto em Salvador quanto em Vera Cruz. O governo estima que a ponte funcionará como um elo estratégico para impulsionar uma nova lógica econômica na região.

A sondagem da área foi concluída em abril deste ano. Nessa etapa, mais de 20 empresas baianas foram contratadas, com um investimento de R$ 200 milhões. O contrato, articulado pelo TCE-BA, levou meses para ser aceito por todas as partes envolvidas.

O Senado Federal autorizou um empréstimo de até US$ 150 milhões — cerca de R$ 800 milhões — para o fundo garantidor da obra. Segundo a Concessionária Ponte Salvador–Ilha de Itaparica, a construção terá um custo estimado de R$ 11 bilhões.

Além da ponte, que terá 12,4 km de extensão sobre o mar — sendo projetada como a maior da América Latina, segundo a Concessionária —, também serão construídos novos acessos viários em Salvador e em Vera Cruz. A execução será feita por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

O Sistema Viário Salvador–Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos:

  • Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;

  • Trecho 2 – Ponte Salvador–Ilha de Itaparica;

  • Trecho 3 – Chegada da ponte à Ilha de Itaparica;

  • Trecho 4 – Nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande), a ser construída na Ilha de Itaparica;

  • Trecho 5 – Recuperação e ampliação de trecho da BA-001, desde a nova variante até a cabeceira da Ponte do Funil, nas proximidades de Cacha Prego.

“A construção da Ponte Salvador–Itaparica irá gerar, além de milhares de empregos, muitos investimentos no turismo da região. Esse será o maior símbolo físico da integração econômica Brasil–China. É um dia muito feliz para o povo baiano”, afirmou o ministro Rui Costa.

O Governo da Bahia estima a criação de cerca de sete mil empregos diretos com a obra, o que deve impulsionar significativamente a economia local. Após a conclusão da ponte, a expectativa é de que aproximadamente 10 milhões de baianos, em cerca de 250 municípios, sejam beneficiados.

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