Farmácia Popular amplia oferta de medicamentos gratuitos para públicos prioritários

Foto: Reprodução

O programa Farmácia Popular passou a oferecer medicamentos e itens farmacêuticos gratuitamente para públicos prioritários, a partir desta quinta-feira (13). O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.

De acordo com o Metro1, a medida vai beneficiar idosos, pessoas com deficiência, famílias que recebem o Bolsa Família e pacientes com doenças crônicas.

Agora, os beneficiários têm acesso sem custo a 41 itens, incluindo remédios para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, doença de Parkinson, glaucoma, dislipidemia, rinite e incontinência urinária, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Para garantir os itens, é necessário apresentar receita médica válida, documento de identidade com foto e CPF.

Pacientes acamados ou impossibilitados de ir às farmácias credenciadas podem ter um representante legal para a retirada, desde que apresente a documentação exigida.

Além dos medicamentos, o programa oferece fraldas geriátricas gratuitas para pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência, mediante prescrição médica. Já para a retirada de absorventes higiênicos, é preciso apresentar documento com foto, CPF e a autorização do Programa Dignidade Menstrual, disponível pelo aplicativo ou site Meu SUS Digital.

Entre os medicamentos disponíveis, estão opções para tratamento de diabetes, como metformina e insulina humana; para hipertensão, incluindo losartana e enalapril; além de remédios para asma, doença de Parkinson, glaucoma e incontinência urinária.

Últimos Posts