
A Caixa Econômica Federal efetua nesta sexta-feira (19), o pagamento da parcela de julho do novo Bolsa Família, aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. Os pagamentos acontecem até o dia 31 de julho.
Os pagamentos são efetuados de forma escalonada conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, com a exceção do número 0, que é o último a ser pago.
O valor final do Bolsa Família é formado por alguns benefícios e pode variar de acordo a situação de vulnerabilidade dos núcleos familiares. O valor mínimo pago corresponde a R$ 600.
O Bolsa Família
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
A partir deste ano, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).