4ª barcaça construída no Estaleiro Enseada do Paraguaçu é lançada na Baía de Todos-os-Santos

Foto: Reprodução / STIM Recôncavo

A 4ª barcaça das 13 construídas no Estaleiro Enseada foi lançada às águas do Rio Paraguaçu, em Maragogipe. O local é um ponto estratégico próximo à foz, onde o rio encontra a Baía de Todos-os-Santos. Apesar de ser uma região de águas fluviais, as águas ali são salobras e abrigadas, o que facilita a construção e o acesso de grandes embarcações.

É o caso do estaleiro, que deve receber nos próximos meses grandes embarcações da China para desembarcar trabalhadores chineses e construir a Ponte Salvador-Itaparica. Para viabilizar a obra, o governo está em fase final de negociação com a Petrobras para utilizar o estaleiro de Maragogipe. O local deve servir como base para a montagem das estruturas da ponte e para a atracação de navios vindos da China.

Por enquanto, trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos do Recôncavo Baiano comemoram o lançamento de mais uma balsa feita pelas “mãos dos trabalhadores e trabalhadoras da nossa localidade e da região.”.

O fortalecimento da indústria naval, com a retomada das atividades da Petrobras para a construção de seis novas embarcações no Estaleiro Enseada, é apontado como um marco para o desenvolvimento do estado.

Últimos Posts